Você já ouviu falar sobre esse conceito, mas ainda não conseguiu entender o que é mindset?

Nos últimos tempos, essa palavra vem ganhando cada vez mais espaço na mídia. É muito comum ouvirmos falar do mindset, sobretudo, quando os assuntos são desenvolvimento pessoal, carreira ou empreendedorismo.

No entanto, muita gente ainda não entendeu, ao certo, o que é o mindset. E, mais importante ainda, não percebeu como nosso mindset afeta todas as nossas decisões diárias.

E, foi, justamente, para te ajudar a compreender melhor esse tema tão importante que escrevi o artigo de hoje. Descubra tudo isso e muito mais abaixo!

Afinal de contas, o que é mindset?

A palavra mindset não tem uma tradução exata para a Língua Portuguesa. Apesar disso, podemos entender esse conceito como “configuração mental”, ou “modelo mental”, ou mesmo “mentalidade”.

Na prática, nosso mindset se refere ao nosso conjunto de crenças, sobre nós mesmos e sobre o mundo à nossa volta.

Talvez, você não perceba, mas o seu conjunto de crenças pessoais influencia e, muito, em toda a sua vida! E isso inclui todas aquelas decisões importantes que você toma todos os dias!

Carol S. Dweck, uma das maiores especialistas no assunto, afirma:

“Minhas pesquisas ao longo de vinte anos demonstraram que a opinião que você adota a respeito de si mesmo afeta profundamente a maneira pela qual você leva sua vida. Ela pode decidir se você se tornará a pessoa que deseja ser e se realizará aquilo que é importante para você.”

Na prática, é fácil entender como nosso mindset, ou nosso conjunto de crenças, nos afeta.

Todas as nossas ações derivam, direta e indiretamente, daquilo que acreditamos. E, no fim das contas, são as nossas ações que definem os resultados que obtemos, concorda comigo?

E, não se engane! Quando falo de mindset, não estou falando apenas de “pensamento positivo”. Afinal de contas, você pode decidir pensar algo como “agora tudo vai dar certo” e se sentir de outra forma, não é mesmo?

Nossas crenças vão além do nosso pensamento, elas estão enraizadas em nossa mente e definem a maneira como agimos. Quer você perceba, ou não!

Como é criado nosso mindset?

A maioria das nossas crenças, na verdade, não foram construídas de forma consciente, muito pelo contrário.

Elas foram construídas, em primeiro lugar, pelos exemplos que temos à nossa volta, como nossos pais, professores, amigos, etc.

Mesmo depois de muito tempo, aquilo que ouvimos dos nossos pais, professores e amigos continua fazendo parte do nosso sistema de crenças.

Além disso, nosso sistema de crenças também é construído por experiências e situações que vivemos. Nossas experiências na vida, positivas ou negativas, também impactam a maneira como pensamos e vivemos!

E isso quer dizer que pode ser que você esteja pautando toda a sua vida, hoje, em situações que ocorreram há muito tempo.

Por isso, se você nunca pensou muito sobre o assunto, daqui para frente, tire um tempo para refletir.

E procure descobrir se o seu mindset está te ajudando ou te atrapalhando na hora de conquistar tudo àquilo que você deseja!

O que seu mindset diz sobre você?

Acima, você descobriu o que é o mindset. E descobriu também que seu mindset pode estar afetando e impedindo o seu sucesso.

E se você perceber que seu sistema de crenças não está te ajudando a caminhar na direção do sucesso, não se preocupe! Dweck também afirma:

“Meu trabalho faz parte de uma tradição da psicologia que mostra o poder das crenças pessoais. Podemos ter ou não consciência dessas crenças, mas elas têm forte influência sobre aquilo que desejamos e sobre nossas chances de consegui-lo. Essa tradição demonstra também como a mudança de crenças individuais, mesmo as mais simples, é capaz de produzir efeitos profundos.”

Agora você já sabe o quanto é importante desenvolver um mindset adequado a tudo aquilo que você deseja conquistar!

Espero que você tenha gostado desse artigo. E, se gostou, compartilhe esse conteúdo nas redes sociais. Seus amigos também vão gostar de saber mais sobre esse tema!

 

 

 

Comentários