Um copywriter pode ter muito sucesso em sua carreira se dominar todas as técnicas de copywriting, entender sobre negociação e vendas e se, escrever muito bem!
O que muitos não sabem é que existem algumas ferramentas que podem facilitar, e muito, a vida do copywriter. Essas ferramentas não são essenciais, mas acreditamos que com elas você conseguirá economizar muito tempo do seu trabalho, que você poderá usar para captar mais clientes e aprender mais sobre copy! Confira a seguir:
#1 LanguageTool
O LanguageTool é um corretor de texto muito prático e completo. Ele é uma extensão que funciona nos principais navegadores e a sua versão gratuita é bem completa.
Ele automaticamente detecta erros de gramática, pontuação, vícios de linguagem, qual o idioma está sendo utilizado e com ele você consegue adicionar palavras e expressões ao seu dicionário pessoal.
A utilização do LanguageTool é bem simples e intuitiva e ele possui suplemento para Microsoft Word e extensão para Google Docs.
A versão gratuita abrange gramática básica, pontuação, verificação de estilo e até 10.000 caracteres por texto. Essa versão atende muito bem iniciantes e os copywriters aqui da SBCopy utilizam muito!
#2 Answer the Public
Answer the Public é uma ferramenta de SEO que possui uma versão gratuita, limitada. Através dessa ferramenta você consegue pesquisar por termos e a partir disso ela indica não só as key-words (palavras-chave) como as perguntas relacionadas a esse termo que são frequentemente procuradas no Google.
Você consegue não só encontrar palavras que vão te ajudar a ranquear no Google, mas perguntas e dúvidas frequentes sobre esse termo! Essa é uma ótima maneira de entender melhor o que o seu público anda procurando.
#3 Go Full Page
Essa extensão do Google Chrome permite que você tire um print da página inteira em que você está. Depois de tirar o print você ainda tem a opção de salvá-lo em diferentes formatos.
Essa é uma das melhores ferramentas, para salvar aquela Landing Page que você achou incrível e quer utilizar como referência no futuro e para salvar materiais para o seu Swipe File!
#4 Save to Pocket
Esse é um aplicativo que também está disponível como extensão do Google Chrome, ele permite que você salve links, fotos e vídeos que você encontra na internet para que você veja depois!
Você ainda pode dar tags e dividir esse conteúdo em categoria para que você ache facilmente o que você procura quando precisar acessar algum dos links. Essa é a ferramenta perfeita para te ajudar na sua pesquisa!
#5 Dicionário de sinônimos online
Nesse site você conseguirá encontrar palavras diferentes que significam a mesma coisa. O dicionário vai te ajudar em momentos em que você precisa encurtar a sua copy ou diminuir a repetição de alguma palavra.
Essa ferramenta é essencial para dar qualidade aos seus textos!
#6 Monday
Se você trabalha com mais pessoas, você precisa conhecer o Monday! Essa ferramenta vai te ajudar na organização das suas demandas e projeto.
Com o Monday você consegue dividir as tarefas numa linha do tempo organizada e intuitiva que te dará uma boa visão do que você precisa fazer e qual o prazo de entrega.
Essa é a nossa principal ferramenta de organização aqui na SBCopy!
#7 Miro
Existem diversos sites em formato de lousa digital, mas falaremos do Miro que é o nosso queridinho. O miro é muito importante para planejar estrategicamente seu funil de vendas, sua estratégia e seus projetos!
Na versão gratuita conseguimos criar fluxogramas e tabelas de visualização fácil, facilitando também no momento de ter seu brainstorm!
#8, 9, 10 Os clássicos indispensáveis
Google Drive, Google Docs e YouTube, esses são os clássicos que todo copywriter tem a obrigação de conhecer.
O Google Docs é uma das ferramentas mais importantes para todos os copywriters! Se você ainda utiliza o word para escrever as suas copys, saiba que você está perdendo tempo.
Diferente do word, o Google Drive é uma ferramenta gratuita, ilimitada e online, onde você conseguirá produzir suas copys de uma maneira tão fácil e intuitiva, quanto no próprio word.
Além disso, através do Google Docs você consegue facilmente compartilhar todo o material que você produz com seus colegas de trabalho e com seus clientes, para que eles editem, leiam ou comentem diretamente no seu material.
Já o Google Drive possui uma versão gratuita que suporta até 15 GB de armazenamento. Com ela você vai conseguir organizar os seus projetos em pastas, da maneira como você preferir e compartilhá-las com os seus colegas.
Além de ajudar muito na organização, essa ferramenta é frequentemente utilizada para criação de portfólios e Swipe Files e se você ainda não utiliza, vale a pena conferir!
Quanto ao YouTube, acredito que você já conhece e use, não é mesmo?
Mas talvez não da maneira como iremos te apresentar hoje! O YouTube é um dos melhores sites para você fazer a pesquisa sobre o seu nicho e o seu público.
Através de pesquisas sobre produtos e nichos similares ao seu no YouTube, você tem acesso a centenas de comentários sobre a percepção das pessoas sobre o assunto (e spoiler: essas pessoas muitas vezes são o seu público)!
Agora que você já conhece todas essas ferramentas, é hora de colocar a mão na massa e praticar. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, basta deixar no comentário abaixo!