logo-sbcopy

BLOG sbcopy

As 10 ferramentas gratuitas que todos os copywriters precisam conhecer!

Um copywriter pode ter muito sucesso em sua carreira se dominar todas as técnicas de copywriting, entender sobre negociação e vendas e se, escrever muito bem! 

O que muitos não sabem é que existem algumas ferramentas que podem facilitar, e muito, a vida do copywriter. Essas ferramentas não são essenciais, mas acreditamos que com elas você conseguirá economizar muito tempo do seu trabalho, que você poderá usar para captar mais clientes e aprender mais sobre copy! Confira a seguir: 

#1 LanguageTool 

O LanguageTool é um corretor de texto muito prático e completo. Ele é uma extensão que funciona nos principais navegadores e a sua versão gratuita é bem completa.  

Ele automaticamente detecta erros de gramática, pontuação, vícios de linguagem, qual o idioma está sendo utilizado e com ele você consegue adicionar palavras e expressões ao seu dicionário pessoal. 

A utilização do LanguageTool é bem simples e intuitiva e ele possui suplemento para Microsoft Word e extensão para Google Docs. 

A versão gratuita abrange gramática básica, pontuação, verificação de estilo e até 10.000 caracteres por texto. Essa versão atende muito bem iniciantes e os copywriters aqui da SBCopy utilizam muito! 

#2 Answer the Public 

Answer the Public é uma ferramenta de SEO que possui uma versão gratuita, limitada. Através dessa ferramenta você consegue pesquisar por termos e a partir disso ela indica não só as key-words (palavras-chave) como as perguntas relacionadas a esse termo que são frequentemente procuradas no Google. 

Você consegue não só encontrar palavras que vão te ajudar a ranquear no Google, mas perguntas e dúvidas frequentes sobre esse termo! Essa é uma ótima maneira de entender melhor o que o seu público anda procurando. 

#3 Go Full Page 

Essa extensão do Google Chrome permite que você tire um print da página inteira em que você está. Depois de tirar o print você ainda tem a opção de salvá-lo em diferentes formatos. 

Essa é uma das melhores ferramentas, para salvar aquela Landing Page que você achou incrível e quer utilizar como referência no futuro e para salvar materiais para o seu Swipe File! 

#4 Save to Pocket 

Esse é um aplicativo que também está disponível como extensão do Google Chrome, ele permite que você salve links, fotos e vídeos que você encontra na internet para que você veja depois! 

Você ainda pode dar tags e dividir esse conteúdo em categoria para que você ache facilmente o que você procura quando precisar acessar algum dos links. Essa é a ferramenta perfeita para te ajudar na sua pesquisa! 

#5 Dicionário de sinônimos online

Nesse site você conseguirá encontrar palavras diferentes que significam a mesma coisa. O dicionário vai te ajudar em momentos em que você precisa encurtar a sua copy ou diminuir a repetição de alguma palavra.  

Essa ferramenta é essencial para dar qualidade aos seus textos! 

#6 Monday 

Se você trabalha com mais pessoas, você precisa conhecer o Monday! Essa ferramenta vai te ajudar na organização das suas demandas e projeto. 

Com o Monday você consegue dividir as tarefas numa linha do tempo organizada e intuitiva que te dará uma boa visão do que você precisa fazer e qual o prazo de entrega.   

Essa é a nossa principal ferramenta de organização aqui na SBCopy! 

#7 Miro 

Existem diversos sites em formato de lousa digital, mas falaremos do Miro que é o nosso queridinho. O miro é muito importante para planejar estrategicamente seu funil de vendas, sua estratégia e seus projetos! 

Na versão gratuita conseguimos criar fluxogramas e tabelas de visualização fácil, facilitando também no momento de ter seu brainstorm! 

#8, 9, 10 Os clássicos indispensáveis  

Google Drive, Google Docs e YouTube, esses são os clássicos que todo copywriter tem a obrigação de conhecer. 

O Google Docs é uma das ferramentas mais importantes para todos os copywriters! Se você ainda utiliza o word para escrever as suas copys, saiba que você está perdendo tempo.  

Diferente do word, o Google Drive é uma ferramenta gratuita, ilimitada e online, onde você conseguirá produzir suas copys de uma maneira tão fácil e intuitiva, quanto no próprio word. 

Além disso, através do Google Docs você consegue facilmente compartilhar todo o material que você produz com seus colegas de trabalho e com seus clientes, para que eles editem, leiam ou comentem diretamente no seu material.  

Já o Google Drive possui uma versão gratuita que suporta até 15 GB de armazenamento. Com ela você vai conseguir organizar os seus projetos em pastas, da maneira como você preferir e compartilhá-las com os seus colegas.  

Além de ajudar muito na organização, essa ferramenta é frequentemente utilizada para criação de portfólios e Swipe Files e se você ainda não utiliza, vale a pena conferir! 

Quanto ao YouTube, acredito que você já conhece e use, não é mesmo? 

Mas talvez não da maneira como iremos te apresentar hoje! O YouTube é um dos melhores sites para você fazer a pesquisa sobre o seu nicho e o seu público.  

Através de pesquisas sobre produtos e nichos similares ao seu no YouTube, você tem acesso a centenas de comentários sobre a percepção das pessoas sobre o assunto (e spoiler: essas pessoas muitas vezes são o seu público)! 

Agora que você já conhece todas essas ferramentas, é hora de colocar a mão na massa e praticar. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, basta deixar no comentário abaixo!

Cadastre-se e receba gratuitamente o conteúdo da SBCopy semanalmente em seu e-mail!

© Copyright 2012 – 2022 | Sociedade Brasileira de Copywriting – SBCopy | Todos os Direitos Reservados.