O Natal é a melhor época para um copywiriter treinar suas habilidades de persuasão! É nessa época que ele precisa usar o seu poder de convencimento para que a sua família desista do amigo secreto, para que o Natal não seja celebrado na sua casa ou para convencer a sua avó a não colocar uvas-passas no arroz. Mas afinal o que é persuasão?
Neil Patel define persuasão como a ação de convencer ou persuadir. Persuasão é fazer com que o interlocutor absorva o seu “palpite” e siga as instruções oferecidas. Porque de nada adianta escrever uma headline incrível, sem aplicar as técnicas corretas de persuasão na sua copy!
A boa notícia é que existem alguns elementos que tornam uma pessoa mais ou menos persuasiva e que podem ser utilizados também na sua copy! Confira quais são esses elementos e finalmente convença a sua avó a não colocar uvas-passas no arroz nesse natal:
Ser o queridinho da vovó pode te ajudar!
O primeiro elemento que te torna uma pessoa com maior poder de persuasão é a afinidade ou afeição. Isso mesmo, quanto mais afinidade alguém sente por você, mais fácil será para você convence-la de alguma coisa!
Quer um exemplo?
Se durante a ceia de natal da sua família a sua tia querida te pedir um favor, qual as chances de você fazer o que ela está te pedindo?
Agora troquemos o cenário, se algum desconhecido toca na sua porta e te pede o mesmo favor as chances de você fazer o que ele está te pedindo são bem baixas, não é mesmo?
Se você possui uma imagem correta e amigável, você tem grandes chances de convencer as outras pessoas, portanto se você é o queridinho da vovó as chances de ela te ouvir e não colocar uvas-passas no arroz da ceia de natal são grandes!
Se arrume para ficar na sala
O segundo elemento que te torna uma pessoa mais persuasiva é a sua aparência, ou seja, pessoas com aparência mais amigável e bem cuidada têm maior poder de convencimento.
Mas isso não precisa ser uma preocupação! Basta que você tenha uma boa apresentação e vista-se de maneira adequada a situação.
Um cabelo alinhado, barba aparada, unhas bem cuidadas e roupas adequadas são suficientes para passar a imagem de uma aparência bem cuidada!
Esse elemento pode ser transferido para a sua copy tanto em termos de um design bem feito, quanto no momento de escolher quem irá representar a sua marca. Essa pessoa precisa passar uma boa imagem!
Converse com a sua avó sobre a novela que ela ama
Se você quer convencer a sua avó nesse natal, você precisa fazer ela se identificar com você, ou seja, se você demonstrar interesse pelos mesmos assuntos que ela, o seu poder de persuasão aumenta!
A identificação ou semelhança aumenta e muito o poder de persuasão de uma pessoa e é por isso que muitos vendedores iniciam uma conversa antes da venda perguntando sobre o time que você torce, a cidade onde você nasceu, etc.
Quanto mais identificação você sentir por um vendedor, maiores são as chances de ele conseguir te vender algo no final! A mesma coisa é válida para a sua copy, insira elementos que você saiba que o seu público se identificará e as chances de você levar essas pessoas a comprar serão bem maiores.
Mostrar que você entende de culinária pode ser uma técnica de persuasão!
Ser percebido como competente em algum assunto te torna mais convincente sobre ele. Veja bem, aqui eu disse que você precisa ser percebido como competente e não necessariamente ser competente.
Quanto mais as pessoas assumem que você tem competência em determinado assunto, mais elas tendem a fazer o que você diz. Por isso de nada adianta ser especialista em determinado tema e não demonstrar isso.
Para aumentar a percepção das pessoas de que você é competente em um determinado assunto, você pode utilizar depoimentos, prova social, resultados e até mesmo se aproveitar da companhia de pessoas referências na área.
Portanto, para convencer a sua avó nesse natal use prova social de outros familiares que também não são fãs de passas no arroz, aproveite-se da companhia e opinião daquela tia que também é uma cozinheira de mão-cheia e demonstre algum conhecimento em culinária!
Não seja um neto interesseiro!
A sua avó já está quase convencida de que esse ano talvez seja melhor deixar as passas de lado, mas, se você não tiver esse elemento, tudo pode falhar!
O elemento aqui é o cuidado, no sentido de realmente cuidar e se importar. Nós seres humanos temos a tendência de ser mais persuadido por pessoas que acreditamos que se importam conosco.
O ponto importante aqui é que o cuidado que você tem com a pessoa deve ser verdadeiro. Fingir que se importa para conseguir algo de alguém resultará no efeito contrário!
Portanto, se você não cuidou e se importou com a sua avó, não adianta tentar fingir para conseguir o que quer, pois você será visto como interesseiro e vai acabar criando uma barreira entre você e ela.
Pensando pelo ponto de vista de copy, não adianta mostrar descaso com os seus clientes e fingir que se importa somente no momento da venda! O cuidado deve ser genuíno.
Seja um bom menino
Nesse elemento você basicamente deve fazer o que prometeu. O elemento consistência ou integridade é muito importante, caso você queira ser uma pessoa mais persuasiva.
A consistência e a integridade dizem se uma pessoa é confiável ou não. Então se você prometeu que faria alguma coisa para a sua avó e não cumpriu, a confiança que ela tem por você, com certeza diminuiu e as chances de você convencê-la de algo serão menores.
A piada do pavê ainda funciona!
O último elemento que te torna uma pessoa mais convincente e que fará você finalmente conseguir convencer sua família de que passas no arroz não são uma boa ideia é o carisma!
Pessoas carismáticas tendem a ser mais convincente. Já reparou como as pessoas gostam de estar em volta de alguém engraçado ou divertido?
O carisma vem de uma piadinha sutil ou de uma frase divertida e é por isso que talvez seja uma boa ideia usar a piadinha do pavê com a sua avó!
Na vida real nem sempre conseguimos ser mais carismáticos, principalmente se a nossa personalidade não é essa. A boa notícia é que na copy conseguimos pensar no que será dito e você pode inserir pitadas de carisma, mesmo que você não seja a pessoa mais divertida do mundo!
Conclusão
Esses elementos vão te ajudar a se tornar uma pessoa mais convincente e por isso, devem ser considerados no momento de decidir quem será a cara da sua marca!
Vários desses elementos podem ser inseridos no seu script e com certeza te ajudarão a ser mais persuasivo!
Brincadeiras à parte (rsrs), nós da SBCopy desejamos a você um feliz natal cheio de paz, amor e alegria!