A headline é a primeira impressão que o leitor tem da sua copy, através do título ele descobre do que se trata aquele texto e se vale a pena ou não continuar lendo o restante. É claro que a copy que acompanha a headline deve ser coerente e interessante para que a pessoa continue ali, mas não podemos negar que a escolha de iniciar ou não a leitura se baseia nessa primeira impressão.
Mas como escrever headlines incríveis que prendem a atenção do público? É sobre isso que falaremos nesse post, confira:
A Headline precisa ser específica.
Imagine agora que você entrou em um táxi e você precisa contar algo para a pessoa que está fora do carro, mas o táxi já está de partida. Portanto, você precisa contar os pontos mais importantes da história de maneira objetivo, sem divagar, pois não há tempo.
Com as headlines é a mesma coisa. Quando as pessoas se deparam com a sua headline, uma reação instantânea ocorre na cabeça delas: eu me importo com isso? Dependendo da resposta, essa pessoa vai ou não ler o restante da sua copy.
Por isso, seja específico, inclua detalhes o suficiente para as pessoas se interessarem pelo que você está falando.
Na nossa Formação Copywriter Profissional ensinamos detalhadamente como produzir headlines incríveis e oferecemos diversos materiais como referência para você se inspirar na hora de escrever seus títulos!
Agora você pode estar pensando que trazer detalhes na sua headline podem tirar o mistério e a curiosidade que fazem as pessoas clicarem no seu link. Mas, lembre-se que a função do título é, não somente gerar um clique, mas, proporcionar uma experiência agradável para as pessoas (desde localizar o título, até clicar, ler, assistir ou ouvir).
Afinal, você não quer que o seu público se sinta enganado, não é mesmo?
A Headline precisa ser fácil de entender.
A sua Headline tem grande chance de aparecer para o seu leitor enquanto ele navega pela internet e por isso a experiência é muito rápida. Ele tem de 2 a 3 segundos para entender a sua headline e resolver ler o restante e por isso, ela deve ser simples e fácil de entender.
Evite utilizar palavras difíceis e siglas que possam ser pouco compreendidas. Aposte em frases e palavras simples que façam sentido, mesmo fora do contexto!
As Headlines devem ocasionar uma reação.
As pessoas que se deparam com a sua headline estão procurando por algo interessante na internet para ler, assistir, ouvir ou compartilhar, portanto, sempre se pergunte: como o meu público reagirá a esse título?
Eles ficarão curiosos? Surpresos? Bravos? Vão clicar na headline?
Sempre tenha em mente qual a reação que você espera com o seu título e confirme que as pessoas estão reagindo da maneira esperada. Como? Fazendo testes, testes e mais testes!
Headlines muito inteligentes podem não ser tão inteligentes assim…
Muitas vezes gastamos horas pensando em uma headline criativa e interessante, até que a ideia de um trocadilho ou uma referência pontual vem a nossa mente. Na hora parece um daqueles momentos “eureca”, mas, na prática, ninguém se interessou pelo nosso título…
Escrever headlines com trocadilhos e referências pode parecer inteligente e divertido, mas precisamos ter em mente de que talvez a maioria do nosso público alvo não entenda o que está sendo dito. Portanto, vale a pena se perguntar: isso é realmente necessário? As pessoas vão entender esse título?
De nada adianta uma headline criativa e única que não é compreendida pelas pessoas.
A headline deve ser escrita no mesmo tom da copy
Se a sua copy possui um tom emotivo e triste, uma headline feliz e animada não é recomendada.
A headline deve transmitir a essência da copy e por isso o tom de voz e a emoção de ambas devem estar em sintonia. Sempre se lembre disso ao escrever os seus títulos!
Com essas dicas as suas headlines terão ótimos resultados!